top of page
Consulta de Acupuntura

 

 

Durante a primeira consulta ser-lhe-ão colocadas questões sobre a sua história clínica e as queixas que tem. Poderá ser-lhe pedido para mostrar a língua e para que lhe seja medida a pulsação, isto porque são dois dos métodos usados no diagnóstico energético da Medicina Chinesa.

É nesta primeira consulta que lhe vai ser prescrito o tratamento que terá de fazer de Acupunctura e Fitoterapia. Mesmo que a sua patologia seja comum e lhe pareça igual à de muitas outras pessoas, para a Medicina Chinesa o dignóstico é sempre individualizado, exigindo por isso que antes de iniciar um tratamento de Acupunctura exista sempre a primeira consulta.

É que as suas dores só podem ser parecidas com as de outra pessoa, não serão nunca iguais pois não há duas pessoas iguais.

No final da primeira consulta ficará com um protocolo de Medicina Chinesa, incluindo a Acupunctura e a Fitoterapia, elaborado para poder iniciar o seu tratamento.

Cria-se, assim, a ficha clínica que regista a sua evolução ao longo dos tratamentos.

Consulta de Naturopatia

 

 

A Medicina Natural ou Naturopatia enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se.
A Naturopatia utiliza recursos naturais como ervas e alimentos nos tratamentos.
Este tipo de prática aborda o paciente como se fosse único, sendo os tratamentos específicos para cada pessoa.

Deve recorrer-se a esta prática não só para recuperar o bom funcionamento do organismo, como também para Prevenção. Muitas patologias instalam-se no organismo de forma assintomática, como é o caso da Diabetes, problemas cardiovasculares, etc.
A prescrição dos remédios/ suplementos deve ser feita em função da pessoa e não só da doença.

Um dos principios da Naturopatia é de que cada organismo é capaz de suportar determinada doença e dor, mas se tratado a tempo, ele próprio terá condições, se ajudado por especialista, para recuperar e promover a auto-cura. Para que isso aconteça, é fundamental mudar o estilo de vida. 
O bem-estar do organismo não se restabelece sem que se encontre e remova a causa que o afecta. Um sistema imunitário revitalizado e forte não deixa que as patologias se instalem.

A naturopatia não só suporta o sistema de auto-cura do nosso corpo, como também, concentra a orientação das pessoas para mudarem o estilo de vida para assim obterem uma vida longa e saudável.

O papel do Naturopata é, assim, auxiliar no processo de cura para descobrir e eliminar os obstáculos à saúde e de recuperação e ainda estabelecer um modo de vida saudável interna e externamente.
Todo o objectivo se centra no diagnóstico e remoção das causas primárias da doença, ao invés de eliminar ou restringir apenas os sintomas.

bottom of page