top of page

A Gravidez e a Medicina Tradicional Chinesa

Nuno Pacheco gravidez, medicina tradicional chinesa, Nuno Pacheco

 

Para falarmos de gravidez e de Medicina tradicional chinesa (MTC) teremos que começar por falar do Yin e do Yang e dos 5 elementos, as duas leis fundamentais, ou conceitos base da MTC.

No momento da fecundação dá-se a união perfeita do Yin (óvulo) com o Yang (espermatozóide). Uma nova vida começou, uma união perfeita dos dois pólos inseparáveis e em constante interdependência: Yin e Yang. Toda a carga genética ficou definida. A nossa essência pré-celestial está formada e durante os nove meses receberá, da mãe, a restante carga necessária, para que a nova vida possa ser longa e harmoniosa. Nesta união de Yin e Yang está a herança que iremos transportar ao longo da nossa vida e que irá influenciar a nossa saúde.

Concentremo-nos agora nos 5 elementos e as suas implicações na gravidez.

Pois bem, poderemos dizer que os principais elementos da filosofia da MTC ligados à gravidez são: Terra, Madeira e Água.

À primeira vista parece pouco perceptível, para quem não está familiarizado com os conceitos de MTC. Mas se prestarem atenção ao que vou dizer, tudo fará mais sentido: a mãe terra, onde se desenvolvem as plantas e que providencia todos os alimentos, a água que alimenta e sustenta a vida gerada pela mãe terra e madeira como o fruto que brota da terra e é alimentada pela água.

 

O ELEMENTO TERRA

O elemento Terra representa a energia da fertilidade – Mãe Terra – onde se desenvolve tudo o nos serve de alimento: frutos, legumes, animais, etc… Para a MTC o útero , os óvulos, o líquido amniótico e o leite materno pertencem a essa energia do Elemento Terra. O Elemento Terra está intimamente ligado à nutrição e à formação do Sangue: é através do Baço-Pâncreas que se forma o Xue – que é traduzido por sangue, mas que o conceito de sangue ocidental é redutor, pois Xue encerra em si mais características como a parte Yin do organismo: o Endométrio, o Líquido Amniótico e o leite Materno. O Xue na MTC é uma forma condensada de energia e tem uma função importantíssima na fisiologia feminina e está intimamente ligado à reprodução, pois nutre o útero e o Endométrio fundamental para que o embrião possa ter uma implementação saudável e a gravidez possa acontecer sem problemas de maior.

 

O ELEMENTO ÁGUA

Os rins e a Bexiga estão ligados ao Elemento Água. Aos Rins associamos o JING (Essência) a herança genética dos nossos pais. A energia do elemento água rege esta essência, muitas vezes chamada de essência pré Natal.

Ligados à energia do Rim, mais propriamente ao Yin dos Rins (Jing) estão os gâmetas nos óvulos e nos espermatezoides, tal como a bolsa das águas e as membranas que mantêm o liquido amniótico intacto no ventre. Durante o tempo de gravidez – 9 meses – o bebé fica “envolto”, “protegido” pelo líquido amniótico que é considerada a energia vital intra-uterina, é o JING PURO, a água que dá e sustenta a vida.

O JING é essencial vital, “mora” nos Rins e armazena o código genético, se quisermos utilizar um termo ocidental, que é a base estrutural e orgânica de uma nova vida. É a Essência reprodutora e a herança genética dos pais e a sua qualidade depende da saúde dos pais no momento da concepção. Esta herança irá influencia o desenvolvimento da nova vida… será a pedra base da constituição do feto e da sua capacidade futura de se reproduzir.

Os grandes mestres da Medicina Tradicional Chinesa definem o ”Jing como o produtor de Tian Gui, a “água celestial”, que origina o sangue menstrual e garante a saúde da concepção e a nutrição do feto durante a gravidez. O Yang dos Rins é responsável pelo fechamento do colo do útero, e por manter o bebé no útero através da energia que circula em Bao Luo. Disfunções dessa energia podem resultar em abortos.”

Uma outra característica importante dos Rins é que são a morada – a residência – do ZHI, a Energia Espiritual, intimamente ligada à força de vontade e à capacidade de adaptação do ser humano. Esta capacidade de adaptação é exigida e necessária à grávida e está intimamente relacionada com a energia do elemento água: quanto melhor estiver a energia do elemento água, melhor será a gravidez e mais tranquilo será este processo de gestação, factor que influenciará positiva o negativamente a qualidade de saúde do bebé.

 

O ELEMENTO MADEIRA

Na MTC o elemento Madeira representa os ciclos de vida e da natureza. Os ciclos de renovação, ciclos de mudança, o crescimento e o envelhecimento.

O Fígado e a vesícula Biliar estão ligados a este elemento. Assumindo, aqui, o Fígado, um papel central na saúde reprodutiva feminina, pois este armazena o Xue que é sustentado pelo Yin dos Rins e do Fígado. A MTC defende que o fígado é responsável pelo suave fluxo de Qi e quando está em desiquilibrio, poderemos ter os enjoos de grávida, insónias, edemas, perdas de sangue, hemorragias e eclâmpsia.

O Elemento Madeira em desequilíbrio afectará o Elemento Terra, o Centro, e será responsável por vários problemas na gravidez, todos eles relacionados com a energia que depois potenciará o bom desenvolvimento do bebé, através da sua vida.

 

ELEMENTO FOGO

O elemento fogo está associado ao Coração – Xin – a morada do Shen (Mente) e é através do Shen dos pais que é dada a permissão para a chegada de uma nova vida – espírito – que é o bebé.

O conceito de Shen compreende os níveis espirituais e a própria consciência. É a capacidade criativa e relacional que depende, em certa medida do JING. Uma boa estabilidade mental e satisfação pessoal no querer “autorizar” a fecundação será fundamental para que o encontro entre o Yin e o Yang, no momento da fecundação, seja harmonioso. O desequilíbrio da Shen poderá levar a distúrbios na menstruação e problemas de infertilidade e a problemas emocionais durante e pós gravidez, sendo o mais conhecido como “depressão pós-parto.

A sexualidade e o desejo são regidos pelo elemento Fogo, sendo esse o mestre do desejo, da emoção e da afectividade. O Fogo comunica com a Água (Rins), activando Jing pelo qual se expressa a fertilidade.

O Coração comanda o Sangue e as funções mentais. Junto com os Rins, representa na Medicina Tradicional Chinesa o eixo entre os ovários e o cérebro, coordenando os ciclos hormonais.

O eixo reprodutivo é estruturado pela relação entre Fogo e Água. Por isso é que se explica a relação entre o estado emocional e o ciclo menstrual, a fertilidade e parto. No Trabalho de Parto, a dilatação do colo do Útero depende totalmente da libertação das emoções, do abandono da racionalidade.

 

O ELEMENTO METAL

O aspecto que deveremos ter em conta no elemento metal e a sua actuação na gravidez é a Po, a alma etérea, o aspecto psíquico e espiritual em relação com o corpo físico – alma corpórea – e tem a sua residência no Pulmão.

É a Po da Mãe que orienta a formação da Po do bebé, que ajuda a concentrar e a condensar a energia para que a formação e estruturação da nova vida que seja, seja harmoniosa.

Dizem os mestres: “uma mulher que tem uma relação difícil com o seu corpo, muitas vezes por

ter sofrido abusos anteriores à gravidez, poderá ter maiores dificuldades e relação distante com seu corpo e poderá trazer dificuldades no desempenho d as funções maternais e influenciar a relação com o seu próprio corpo durante a gestação, parto e amamentação.”

Para a MTC a gravidez é um estado tão importante da vida de cada Ser Humano que me atrevo a dizer que é uma das principais preocupações, pois é no momento da fecundação que se dá o encontro “genial” do Yin e do Yang que vão gerar uma nova vida, um novo Tao ou Dao.

Gravidez desejada, saúde dos pais em harmonia, aspectos físicos e espirituais em equilíbrio são a base de um JING – Essência – forte que será a base sólida de uma nova vida cheia de saúde… não poderá ser esquecida uma alimentação bem cuidada…

bottom of page